quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Imbiriba, uma bromélia, era bem conhecida antes das fibras sintéticas, e das fibras dela era produzido o CARUÁ, um tecido semelhante ao linho, excelente para ternos usados no verão. Mas com o surgir dos tecidos sinteticos o Caruá desapareceu.
Planta ecológica que pode salvar muitas arvores na produção de celulose, papel num dos casos.

O projeto ambiental Ginga Brasil, visa o cultivo da consciência comunitária para a pesquisa e preservação sustentável da natureza. Construindo viveiro para o reflorestamento da mata atlântica, incutindo na criança, adolescentes e juventude um novo conceito de preservação ambiental sustentável da imbiriba, madeira nobre para a fabricação de instrumentos músicais. Como conservação de todo ecossistema de mangue, mares e Amazônia legal.

Nome vulgar: Imbiriba, Embiriba ou biriba
Nome científico: Eschweira ovata.
Habitar: interior da mata, restinga, borda da mata atlântica,margens da mata de dois irmão,açude do prata,trecho norte.
solo arenoso,vermelho alaranjado
argiloso. PB,PE,RN,BA,SE,CE,ES.Paraíba-PB,Pernambuc-PE, Rio Grande do norte-RN,
Bahia-BA, Sergipe-SE, Ceará-CE,Espirito Santo-ES.Existe 24 espécies de escheweilera blanchethiana.Seu módulo de elásticidade é de 201.700kgf/cm. quadrado e de ruptura 1.555kgf cm.quadrado.
Sementes: são grandes e irregulares.
Arvore: De porte linheiro, parte masculina amarelo vivo, produz ripas, varas para cercados,para galinheiros,madeira para construção e atrair caça,planta do nordeste brasileiro considerada medicinal,madeira nobre para fabricação
de berinbal,artesanato, bastante usado na dança do maculelê.


Caule, tronco: de cor cinza esverdeado, verde amarronzado, creme amarronzado, fibrosa
com tendência a formar "imbira" riditoma de difícil desprendimento Designação de origem tupi (corrutela de ybira. casca).
Folhas: Crassas(duras), Cariáceas discolores, estreitas, com ocorrências frequentes.
Frutos: Imaturo - de cor verde maduros - de cor marron, em cápsulas
Flores: branca vistosa,verde frequente com sépalas verdes.filetes e anteras amarelas,com cálice verde e corola branca amarelada,coroa de estames amarelo vivo,com cheiro perfumado, em botões amarelo pálido, aromática, amarelo ouro com grande destaque, amarelo creme perfumado.

Aspectos morfológicos: É uma arvore das matas de restinga e também da mata atlântica, com cerca de 1 a mais de 10 metros de altura, folhas alternas, oblongas, de consistência coreácias e sem estípulas.Estípulas são apêndeces associados as gemas foliares que ainda podem ou estar presente na base de folhas maduras,principalmente em angiospermas dicotiledôneas. Nas rosas,as estúpulas ocorrem fundidas á própria folha.
Sua floração é no verão e sua flores saõ amarelas vistosas e reunidas em enflorescências. Possui numerosos estames, muito modificados formando uma estrutura denominado de andróforo. seus frutos são secos e deiscentes,
abrindo-se por meio de um opérculo.

Posição sistemática:

Divisão: Magnóliophyta
Classe: Magnóliopsida
Subclasse: Dilleniidae
Ordem: Lecythidales
Familia: Lecythdácea
Gênero: Eschweilera
Espécie:Eschweilera ovata ( cambess) mart